segunda-feira, 8 de maio de 2017

Intercâmbio: Novos BDSP, SP1 e SP2



A Globo promove a partir de hoje mudanças nos três telejornais exibidos exclusivamente no estado de São Paulo. O "Bom Dia São Paulo", "SPTV 1ª Edição" e "SPTV 2ª Edição" ganharam uma nova identidade visual e novos cenários.
Os três telejornais da Globo São Paulo estão com novos logotipos, com letras curvilíneas em alusão às ruas da cidade. Cada um deles tem sua própria paleta de cores (amarelo, laranja e azul). Antes, os três dividiam identidades visuais semelhantes.

Novo logotipo do Bom Dia São Paulo

As mudanças não pararam no layout. Os três telejornais ganharam um telão interativo no estúdio. Com isso, os apresentadores podem mostrar simultaneamente informações sobre trânsito, condições climáticas e outros temas. E os telespectadores podem participar, ao vivo pela Internet, com as hashtags #BDSP, #SP1 e #SP2.
O "SPTV" passou a adotar o número de sua edição e agora é chamado de "SP1" e "SP2".
As trilhas sonoras também sofreram alteração.
A tela também tem novidades: os programas ganharam uma faixa de manchetes que mostra todo tempo a temperatura e as condições climáticas de cada bairro. O estilo de transmissão já é adotado por emissoras internacionais e pela Globo News.

Novo logotipo do SPTV (SP1)

Novo logotipo do SPTV (SP2)

A tendência é que o novo formato tome todo o país e chegue em breve as outras emissoras da Rede Globo e suas afiliadas, em seus telejornais locais.

Alguns momentos do SP1

Alguns momentos do SP2

Nota oficial da emissora sobre as mudanças:
A partir de 8 de maio, a Globo lança a nova identidade visual dos telejornais de SP, que passa a destacar três dos principais ativos do Jornalismo da emissora: a cobertura dos acontecimentos a qualquer momento, seja pela manhã, tarde ou noite; a presença em diferentes plataformas; e o dinamismo em tempo real. "Bom Dia SP", "SPTV 1ª Ed." e "SPTV 2ª Ed." apresentarão suas logomarcas e vinhetas de abertura totalmente repaginadas, a começar pelas cores utilizadas – cada programa terá uma paleta de cores seguindo uma referência ao período do dia em que vai ao ar, com tons mais claros ou mais escuros. As letras passam a ser curvilíneas, uma alusão às ruas e ao movimento intenso da cidade e da Grande São Paulo. Nas vinhetas, além das cores, o espectador terá a sensação de estar sendo guiado por um GPS sobre um mapa de toda a região.
Atrelados a essas mudanças no visual, vem também um novo sistema de interatividade pelo telão dos telejornais, desenvolvido de modo a apresentar diversas camadas de informação: é possível ter dados sobre clima, trânsito e condições do transporte público em uma mesma tela. Fator de extrema relevância em uma cidade como São Paulo, as condições climáticas ganham destaque e mudam a cada momento e de uma região para a outra sendo informadas com mais precisão a partir de cada bairro, tornando a experiência ainda mais eficiente para a população.









Os três telejornais paulistas da Globo são exibidos de segunda a sexta para todo o estado. O "Bom dia São Paulo" vai ao ar às 6h, com Rodrigo Bocardi, enquanto o "SP1" é exibido às 12h, com César Tralli (atualmente de férias), e o "SP2" começa às 19h10, com Carlos Tramontina.


Um comentário:

Deixe seu comentário!