quinta-feira, 30 de maio de 2013

Papo de Jornalista com Antonio Coelho




Ele ancora o principal telejornal da InterTV. Dono de um carisma sem igual e seguidor confesso do InterTV Clube. A coluna Papo de Jornalista tem a honra de trazer dessa vez, o apresentador e editor do RJ InterTV 1ª edição, Antonio Coelho! Um papo pra lá de especial, confira!

InterTV Clube: Antonio Coelho, em que momento da sua vida você teve a certeza que o jornalismo era o que queria abraçar como carreira? Teve algum incentivo?
Antonio Coelho: Eu quis fazer jornalismo porque desde pequeno meu pai me levava à banca de jornal... Acredito que o lugar mais distante a que minha memória olfativa me leva é a banca de jornal de perto da minha antiga casa, no Rio. Lembro muito bem do cheiro de papel jornal. Aquilo sempre me encantou. Meu pai lia o Jornal do Brasil. Eu passava em frente à sede do JB, na Avenida Brasil, e dizia: vou trabalhar aqui. Me matriculei no jornalismo sonhando em trabalhar no JB. Tive uma pequena experiência em jornais impressos, ainda na faculdade. No terceiro período, fui “tragado” pela televisão e dela nunca mais saí. Meu primeiro incentivador foi o Henrique Motter, da SerraTV. Ele tinha arrendado o canal 14, a extinta TV Onda Verde, em Petrópolis, e estava implantando o jornalismo. Meu primeiro trabalho foi como repórter na emissora. 
Depois, destacaria outros 4 grandes incentivadores: Ana Gregati, ex-apresentadora do Fantástico, uma grande mestra; Abdo Chequer e Raquel Marques, meus dois chefes na TV Gazeta (afiliada Globo no Espírito Santo), e minha atual chefe, Cristiane Armond, uma das pessoas mais humanas e mais conhecedoras do bom jornalismo.

InterTV Clube: Quais foram seus desafios de início de carreira? Por quais lugares você passou?
Antonio Coelho: Meu maior desafio no início era arranjar emprego mesmo... hahahahahaha
Depois que consegui minha primeira oportunidade, nunca mais parei. Trabalhei na TV Estácio, na Record Rio, na TV Gazeta Sul e, agora, na InterTV. Fiz um trabalho por trás das câmeras do qual muito me orgulho. Participei da equipe de transmissão dos jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio, pela ISB (é um “pool” de emissoras, uma empresa que compra os direitos desses jogos e revende para outras). Foi muito importante porque trabalhei com profissionais de todo o planeta que fazem o Oscar, as Olimpíadas, Copas do Mundo... Um grande aprendizado.

InterTV Clube: Da reportagem para a bancada e edição. Você sente falta da comunicação direta com a notícia, nas ruas com o povo?
Antonio Coelho: Todo santo dia. Eu costumo dizer que ESTOU apresentador e editor. Minha essência é a reportagem... Sou um repórter. Não tem coisa melhor que o povo, o contato direto com as pessoas. Tanto que, sempre que possível, estou nas ruas gravando reportagens, fazendo entradas ao vivo. Isso me reabastece espiritualmente, até. 

InterTV Clube: Ao longo de sua carreira, teve algum momento que o marcou como jornalista?
Antonio Coelho: Alguns. Os jogos Pan-Americanos, como já disse, a série de reportagens que fiz ainda na TV Gazeta Sul, gravando nos Estados Unidos (é possível assistir a uma das reportagens clicando aqui). Mais recentemente, me marcaram:  a cobertura da tragédia de março de 2013 em Petrópolis e o RJ InterTV 1ª edição de dois anos da tragédia de 2011 na região serrana, que é possível ver na íntegra pelo canal do InterTV Clube no Youtube. São momentos comoventes, que nunca vou me esquecer.

InterTV Clube: Você tem algum sonho profissional que ainda não realizou? Conte-nos.
Antonio Coelho: Tenho muita vontade de fazer um programa jornalístico que fale de música. Como o “Sarau”, da Globonews. Eu sou viciado em música. Tenho mais de 4000 em formato digital, no computador, e cerca de 500 CDs.


Antonio Coelho recebendo a camisa do InterTV Clube

InterTV Clube: Saber que está ao vivo, mesmo com toda experiência que você tem, ainda rola um friozinho na barriga? E quando ocorrem aqueles momentos em que a emoção fala mais alto, seja em um momento triste ou até mesmo que provoque riso, é difícil segurar?
Antonio Coelho: Sabe que esse frio na barriga é passado pra mim? Sinto mais frio na barriga quando algo dá errado, quando um link ao vivo cai ou quando uma reportagem trava no meio da exibição. 
O meu sentimento é mais de concentração. Quando o “Encontro com Fátima Bernardes”  termina, abro mão um pouco dos meus sentimentos. Não importa se estou bem, se estou triste. Meu humor passa a ser a notícia. Eu me entrego de corpo e alma à notícia. Vivo até cometendo muitas gafes por isso. Tenho crises de riso, tenho vontade de chorar quando ouço um depoimento emocionante de algum entrevistado... Mas sou muito tranquilo com isso e recebo um retorno geralmente positivo dos telespectadores. Acho que as pessoas percebem que eu estou ali de verdade, que entrego meu coração à notícia. Não interpreto um papel.

InterTV Clube: Como é trabalhar com a equipe do RJ 1ª edição?
Antonio Coelho: Maravilhoso! A começar pela editora chefe, Sabrina Oliveira. É uma grande amiga, é a mãezona de nossa equipe. Eu acho que temos uma grande sintonia. Eu, ela e Ana Paula pensamos o jornalismo de maneiras bem parecidos. Isso torna a edição mais fácil. Mas é impossível falar do RJ1 sem falar dos produtores, repórteres e cinegrafistas. Eu passo a manhã enchendo eles de pedidos, cobranças, apressando... E eles sempre atendem a gente com todo carinho, sabem o desafio que é colocar todo dia 40, 45 minutos de notícias no ar. Eu gosto do estilo mais descontraído e comunitário do RJ1. Me identifico mesmo, tenho orgulho do que faço, orgulho do nosso time e isso me faz muito feliz.

InterTV Clube: Grande curiosidade dos telespectadores é saber o que vocês falam quando o telejornal acaba e sobem os créditos. Nos livre dessa curiosidade!
Antonio Coelho: Sabe que, na maioria das vezes, não falamos nada???
Mas, quando falamos, geralmente, é comentando a última notícia, fazendo um balanço do jornal, dizendo o que gostamos e o que não gostamos... às vezes, é alguma brincadeira com a Sabrina Oliveira ou com o diretor de TV, Moacy Junior, que conversam com a gente pelo ponto eletrônico. E até mesmo com os cinegrafistas. 

InterTV Clube: Você está prestes a se casar com a também jornalista, Camila Torres. Como está esse coração dias antes da tão esperada data?
Antonio Coelho: Bem tranquilo. Amo tanto a Camila que consigo ficar tranquilo, saber que é um passo seguro. Pra mim, ela é a mulher mais linda deste mundo. Por dentro e por fora. Temos muita admiração e respeito um pelo outro. Isso garante um convívio muito bom. Ao contrário do que muita gente diz, a gente gosta de chegar em casa, discutir o trabalho, falar o que um achou do que o outro fez naquele dia... trabalhar em TV é uma exposição muito grande. Algumas críticas são impiedosas. Receber críticas (positivas ou negativas) de quem você sabe que te ama é um conforto. Sempre são construtivas. 

InterTV Clube: Finalizando, dê sua opinião sobre esse relacionamento estreito com os telespectadores através do InterTV Clube.
Antonio Coelho: Eu adoro o InterTV Clube! Pelo menos uma vez por semana, estou aqui no blog dando minha espiadinha. Frequento desde a época da faculdade, quando os debates ficavam restritos ao Orkut, e acho o espaço MUITO importante pra nós, profissionais da emissora. Ele serve como uma espécie de pesquisa qualitativa. 
Vou te dar um exemplo muito claro de como o blog me ajudou profissionalmente: outro dia, lendo a sessão “Fala Fã!”, li uma crítica ao InterTV Notícia. O telespectador dizia que gostaria de ver a previsão do tempo, pra saber como ia ser o dia que começava... Desde então, todos os dias, lá está a previsão do tempo no InterTV Notícia.
Peço que sempre falem o que gostam e o que não gostam. Eu leio o blog e sei que muuuuita gente que vocês vêem na telinha também lê... hehehehehehe...
No mais, obrigado pelo apoio de sempre, pelo carinho e respeito com meu trabalho. Contem sempre comigo!!!

13 comentários:

  1. Uma entrevista rica em detalhes! Antonio Coelho é isso, um amigo, um profissional e um ser humano ímpar. Muito obrigado por nos dar esse privilégio de saber um pouco mais de sua história! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oba!!! Foi uma horna, uma alegria bater esse papo!!!
    Obrigado por tudo!!

    ResponderExcluir
  3. ele transparece na televisão ser uma pessoa de carater e atencioso. sou fã!

    ResponderExcluir
  4. Adorei. Já era fã, agora tô mais ainda.

    ResponderExcluir
  5. ESSA CAMILA TEM UMA SORTE...

    ResponderExcluir
  6. Ele é muito bom no que faz.

    ResponderExcluir
  7. Esse cara é foda!!!!!! Eu passei a ver mais o jornal depois que ele virou apresentador.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, deu gosto de ler.

    ResponderExcluir
  9. Débora

    Antonio é um fofo! Já tive o prazer de ser entrevistada por ele e ele não força nada..ele deixa a gente falar o que pensa.

    Ótimo profissional.

    ResponderExcluir
  10. Antonio você está fazendo falta no RJTV. Tirou férias... casou e sumiu???

    ResponderExcluir
  11. adoreiiiiiiiiii a entrevista alguém sabe se ele tem face??!!! sou fã desse jornalista que fala o que o povo quer falar

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!