quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Papo de Jornalista com Luciana Thomaz


A coluna Papo de Jornalista está de volta! E dessa vez tem a honra de trazer a grande repórter Luciana Thomaz! Em um papo muito especial, Luciana dividiu conosco um pouco de sua história. Confira!

InterTV Clube: Luciana Thomaz, como foi sua escolha pelo jornalismo? Teve a influência de alguém para optar por essa profissão?
Luciana Thomaz: Meu pai sempre falou que eu era uma criança muito curiosa. E sempre duvidava de tudo. Talvez a veia jornalistica tenha vindo daí. Da necessidade de saber sobre tudo, nos mínimos detalhes. Lá pela minha adolescência, meu irmão ganhou uma câmera e a gente ficava brincando de fazer reportagem sobre as coisas. Mas foi aos 14 anos, numa aula de geografia política que, decidi de fato, que queria ser jornalista. Tinha que fazer um trabalho sobre as eleições municipais daquela época e, meu trabalho foi a cobertura das eleições. Amei totalmente aquele trabalho. Não tirei 10, mas valeu pra minha vida. Pronto, estava decidido!

InterTV Clube: Na InterTV você começou como repórter. Depois assumiu a bancada do RJ InterTV 2ª edição para a Região Serrana e agora está de volta como repórter. Como essas mudanças repercutem em você? 
Luciana Thomaz: Ser jornalista é estar em contato diário com as mudanças. Gosto muito de experiências novas. Apesar de preferir o pique e o contato da rua, estar dentro de uma editoria, também é um execício muito importante. São funções bem diferentes no que se refere ao tipo de trabalho, porém ambas exigem o mesmo comprometimento com a verdade. Por isso, acho que tudo é pra somar!

InterTV Clube: Nesse tempo todo que você tem de profissão, algo inusitado já aconteceu durante uma entrevista ou até mesmo durante a apresentação? É fácil ter “jogo de cintura” nesses momentos?
Luciana Thomaz: Desde quando recebi essas perguntas, fiquei pensando nesta (olha que demorei pra responder, hein!) e não consigo me lembrar de nada muito badalado. Mas pro ao vivo, jogo de cintura é o que faz a diferença, até porque, tudo pode acontecer...

InterTV Clube: Durante esses anos de InterTV, você já teve que dar muitas notícias, boas e ruins. Alguma delas lhe marcou? Você já teve que segurar a emoção ou até mesmo a vontade de falar algo não programado, ao vivo? Como você vê o jornalismo opinativo na TV?
Luciana Thomaz: Sem dúvida a tragédia de 2011 foi a maior e mais impactante cobertura jornalística da minha vida. Até porque, o evento climático foi um dos maiores do mundo. Difícil ver outra coisa parecida. Claro que naquela época, era quase impossível segurar a emoção, não se envolver com os problemas. Antes de jornalistas, somos todos seres humanos e, pra passar a verdade é preciso sentir, é preciso saber sobre o que está falando.  
Claro que, por muitas vezes, a gente precisa segurar pra não opinar. Esse não é o meu papel. Existem colunistas importantes na TV brasileira. Eles têm bagagem pra opinar. No caso de repórteres como eu, acredito que a função seja justamente oferecer conteúdo informativo para que cada um, possa formar sua própria opinião.

InterTV Clube: Querendo ou não, devido a seu trabalho, você passou a ter uma vida pública. Isso a limita de fazer algo? Já passou por algum momento de assédio, tietagem ou até mesmo constrangedor?
Luciana Thomaz: Todo o reconhecimento que recebo do público, é sempre com muito carinho e respeito. Acho esse retorno super importante, até porque, o meu trabalho é pro telespectador. 

Luciana Thomaz

InterTV Clube: Que tipo de reportagem faz seu coração vibrar?
Luciana Thomaz: Aquelas que promovem mudanças de fato, na vida pessoas. Aquelas que promovem novos pensamentos. Acredito firmemente nas ações sustentáveis. Reportagens que abordam esse conceito me emocionam.

InterTV Clube: Mesmo com anos de profissão, ainda fica nervosa em entradas ao vivo?
Luciana Thomaz: Nervosismo acho que não, mas atenção sempre! Como eu disse, no ao vivo tudo pode acontecer. Por isso é muito importante estar com o domínio do conteúdo, do tempo pra falar e do espaço em volta. Claro que isso gera uma adrenalina... super gostosa (rs)!

InterTV Clube: Você já ganhou alguns prêmios e condecorações por seu trabalho. O que eles representam para você?
Luciana Thomaz: É muito bom ser reconhecida pelo que se faz. Principalmente quando se gosta do que faz! Me orgulho desses prêmios. Meu título de cidadania Friburguense então, me deixou muito feliz!

InterTV Clube: Dentro da InterTV, existe algum profissional que mereça seu aplauso? Quem? Só vale citar um.
Luciana Thomaz: Meu colega de trabalho diário, o cinegrafista Davi Motta! Ah, mas marido não vale! Rs! Vale sim! Conheci o Davi quando cheguei na InterTV e, meu trabalho na rua passa primeiro por ele. É ele quem me deixa grande, é ele quem está sempre junto na construção das reportagens. O Davi tem uma capacidade enorme de "ler" as pessoas e prever situações. E no jornalismo essas percepções são fundamentais. Aprendo muito com ele, todos os dias!

InterTV Clube: Para finalizar, dê sua opinião sobre esse relacionamento estreito com os telespectadores através do InterTV Clube.
Luciana Thomaz: Adoro essa iniciativa! A rede é grande, nem sempre a gente conhece todos os colegas. Pra mim o InterTV Clube oferece essa oportunidade: de conhecer os colegas e poder mostrar um pouquinho da gente, fora da TV!
Muito obrigada!

2 comentários:

  1. Excelente jornalista, Luciana Thomaz é muito simpática e carismática ! E esperamos que a Rede Intertv "devolva" o RJ2 para a Região Serrana, como ocorria até dezembro de 2015.

    ResponderExcluir
  2. Eu admiro muito a Luciana Thomaz ela transmite a notícia de uma forma descontraída sempre sorridente. Sei que deve ser difícil segurar a emoção quando há notícias trágicas, mas prova que é muito boa no que faz , parabens lú!😊😊queria que voltasse o Rj 2 da região serrana também. Aprendo bastante com você um dia também serei jornalista e obrigado ao inter Tv clube e a Luciana por dividirem um pouco sua história com a gente.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!