terça-feira, 24 de julho de 2012

Papo de Jornalista com Narayanna Borges


Ela já foi eleita a Melhor Repórter de 2011 e também a Musa da InterTV. A coluna Papo de Jornalista tem a honra de trazer dessa vez, a repórter Narayanna Borges! Um papo rico e emocionante sobre sua carreira, confira!

InterTV Clube: Narayanna Borges, por que você escolheu essa profissão? Teve a influência de alguém?
Narayanna Borges: Sabia que essa pergunta é difícil?! Acho que foi por causa do fato de gostar de ler, escrever, ouvir histórias, de conhecer e descobrir coisas! Isso tudo influenciou!
Sempre fui apaixonada por imagem, encantada por TV. Isso vem desde pequena. Sou fã de novelas, séries, desenhos animados e até mesmo de comerciais! As imagens me hipnotizam. Eu ficava imaginando como seria o processo de criação até o produto final na telinha. E essa paixão por televisão, aos poucos, ajudou-me a descobrir o jornalismo.  Eu via os repórteres, âncoras e pensava: como esse povo viaja, conhece o mundo e sabe de tudo! Achava um máximo!
Aí a gente vai crescendo e começa a fazer escolhas. Na escola, cheguei a participar de um jornalzinho impresso interno. Tomei gosto e decidi que essa seria minha profissão! 
Pensei que ia trabalhar com impresso, mas não teve jeito: a oportunidade surgiu na TV! As influências foram e são várias, mas foi na sala de aula que surgiram os grandes mestres: professores que atuavam (e atuam) em redações e nunca esconderam a realidade da profissão, as dificuldades de ser jornalista. É preciso gostar, se despir dos preconceitos, das vaidades e ter em mente que nunca sabemos de tudo...  todo dia é dia de aprender algo!

InterTV Clube: Onde foi seu primeiro trabalho? Quais foram as principais dificuldades?
Narayanna Borges: Meu primeiro emprego, logo depois de formada, foi na InterTV Alto Litoral. Comecei em abril de 2010 na produção da praça de Macaé, onde fiquei por sete meses. Em dezembro do mesmo ano surgiu a oportunidade em Campos para a reportagem. Não pensei duas vezes e parti pra Planície! É o que gosto de fazer!
O mais complicado foi a adaptação. Ficar longe de casa, da minha família... nossa! Até hoje sinto isso! Mas pelo caminho encontrei pessoas maravilhosas, fiz amigos que me deram e dão força até hoje. Isso ajuda a minimizar a tristeza da distância e a seguir sem medo! 
Mas antes de embarcar na TV aberta, fiz estágio em uma TV local de minha cidade (Petrópolis – RJ). Lá eu também era repórter. Foi uma experiência bem legal! O estágio é muito importante e super válido para todos que estão cursando a faculdade, não importa a área.

InterTV Clube: Existe algum fato marcante na sua carreira? Uma reportagem que tenha mexido com sua emoção?
Narayanna Borges: É difícil, pois todas – de certa forma – mexem com a gente. Mas posso citar algumas...
Não me esqueço de um acidente na BR 101 envolvendo um ônibus com 40 passageiros. Foi um acidente horrível! Eu estava com o cinegrafista Osiel Azevedo. Foi triste ver as pessoas chorando, pedindo socorro. Graças a Deus ninguém morreu! Mas o susto foi grande... eu fique muito nervosa! 
E, recentemente, fiz uma reportagem com o cinegrafista Júnior Marins lá em Natividade. Foi no Santuário das Aparições de Nossa Senhora de Natividade. Dia 12 de julho marca uma das aparições de Maria, Mãe de Jesus, nesse sítio. Essas aparições aconteceram há mais de 40 anos! O evento reuniu muitaaa gente! Acho que nunca vi tantas pessoas reunidas, tantas pessoas de fé juntas! Confesso que não aguentei e chorei. Chorei! Até escrever sobre isso me emociona...

InterTV Clube: Você tem se destacado muito no jornalismo, entrando muitas vezes nos principais telejornais da Rede Globo. Nessas horas, bate um nervosismo? O "ao vivo" lhe deixa insegura ou você leva isso tranquilamente?
Narayanna Borges: Estou no início da carreira e só tenho a agradecer às oportunidades que surgiram e surgem até hoje! É muito bacana você imaginar que o seu trabalho vai estar na telinha de milhares de pessoas! 
Nervosismo?! Esse bate sempre! O frio na barriga é constante. Procuro, principalmente, nos vivos levar tudo com naturalidade e tranquilidade... o coração parece estar na garganta. Tento manter a mente calma e limpa. Não sei se faço bem, se demonstro nervosismo, mas tento! Rsrs
Às vezes não tem jeito, gaguejo mesmo. Mas faz parte, né?! Eu sou agitada, pé no acelerador o tempo todo! Manter o controle e respirar: exercício diário! 

InterTV Clube: Querendo ou não, devido a seu trabalho, você passou a ter uma vida pública. Isso a limita de fazer algo? Já passou por algum momento de assédio, tietagem ou até mesmo constrangedor?
Narayanna Borges: Pessoa pública... é engraçado isso! Para quem trabalha com telejornalismo, aparecer na tela faz parte, é normal. E isso é se tornar uma pessoa pública, queira ou não!
Limitar... nunca me meti em confusões, sou tranquila! Mas a partir do momento em que você se torna uma pessoa “conhecida”, você precisa se policiar, estar atento aos seus atos e atitudes para evitar determinadas situações. Por exemplo: bater boca na rua, brigas de trânsito... rs ... isso é feio. Não é bacana e mantenho distância!
Sobre assédio... é muito bacana quando as pessoas te reconhecem. Uma vez eu fui numa loja e a caixa ficou me olhando, falou no ouvido da colega ao lado...  Até que ela pediu a minha identidade e falou: ei! Você é aquela menina do nome diferente da Globo?! Soltei uma gargalhada e confirmei! Nossa, ficamos um bom tempo conversando! É muito bom receber esse carinho!
Na rua, durante o trabalho, a criançada pede autógrafo! Fico muito sem graça com isso, pois quem dá autógrafo é artista de novela, né?! Mas a gente acaba entrando na brincadeira, tira foto, abraça! Delícia esse retorno dos pequenos.
Agora sobre constrangimento... não me lembro se já tive problemas! Se tive, fiz questão de esquecer! 

Narayanna Borges durante a cobertura das enchentes no Norte e Noroeste do estado.

InterTV Clube: Sabemos que muitas vezes essa profissão de jornalista leva a ter uma "vida cigana". Qual é o lado bom e o lado ruim disso?
Narayanna Borges: A parte boa é você poder conhecer lugares e pessoas diferentes. É descobrir o que está lá fora! 
O “lado negro” dessa história toda, a parte ruim... é a insegurança, a falta de um “porto seguro”, talvez. Dependendo da meta, dos planos do profissional, ele precisa correr o mundo! E isso implica em ficar longe da família, das pessoas que você ama.

InterTV Clube: Dentro da InterTV, existe algum profissional que mereça seu aplauso? Quem? Só vale citar um. 
Narayanna Borges: Ai, não seria justo de minha parte eleger alguém aqui. Acho que todos merecem aplausos... e de pé! Colocar jornal no ar, decidir pautas, fechá-las e executá-las não é moleza, não!!! Produtores, repórteres, editores, técnicos, estagiários... todos merecem aplausos!

InterTV Clube: Você foi eleita pelos telespectadores a Melhor Repórter de 2011. Esse retorno do público é importante para você?
Narayanna Borges: Nossa, sem dúvida é muito importante! Não esperava mesmo! E isso é muito bom. Esse retorno significa que os telespectadores estão de olho! Dedicação e empenho sempre!

InterTV Clube: Sabemos que esse não é o foco de uma jornalista, porém, você foi eleita a Musa da InterTV 2011, pelo público. Como você encara isso?
Narayanna Borges: Nossa, isso foi muito bacana! É um retorno sim e eu vejo isso como um carinho dos telespectadores. Agradeço a todos!

InterTV Clube: Para finalizar, dê sua opinião sobre esse relacionamento estreito com os telespectadores através do InterTV Clube.
Narayanna Borges: É maravilhoso! Quem é que não fica curioso para saber mais sobre os apresentadores, sobre a vida de quem trabalha na TV?! Ai... eu adoro! Você consegue sair do lado profissional e enxergar a pessoa fora das lentes, nos bastidores. 
Confesso que curto muito saber sobre meus colegas! Trabalhamos na mesma empresa e nem sempre temos tempo pra bater aquele papo fora do expediente. E o InterTV Clube é o canal para saber o que está acontecendo fora da telinha! Eu adoro! E fico feliz também quando me vejo no site! Amei ver a caricatura que dei de presente ao Gu, por exemplo!
Parabéns ao InterTV Clube pelo trabalho! Ah, e claro que não poderia deixar de agradecer esse espaço que ganhei para falar um pouquinho sobre mim! Demorei um pouco pra responder, mas foi um prazer! Sucesso hoje e sempre!

7 comentários:

  1. Obrigado Narayanna Borges por dividir conosco um pouco de sua história! Parabéns pela competência de sempre!

    ResponderExcluir
  2. Nossa fiquei mais fã dela ainda, que simpática e humilde!

    ResponderExcluir
  3. REPÓRTER DE RESPEITO ESSA AÍ PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Obrigada pelo carinho de todos! Valeu pelo espaço, Intertv Clube! Adorei a oportunidade. Demorei bastante pra responder... hehehe... mas aí está um pouquinho sobre mim.
    Fico feliz que o pessoal tenha curtido!

    Um grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  5. Adorei ver a Narayana apresentando o RJIntertv serra mar

    ResponderExcluir
  6. Uma menina linda e especial! Super profissional. Sentimos muito a falta dela. Filha mais que especial, amiga e muitas vezes, desempenha papel de mãe! Amamos você!! Continue sendo assim,tão especial e humilde!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!