terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Língua Ferina com Sabrina Oliveira


Olá pessoal! Estamos relembrando aqui no Blog algumas colunas da comunidade RJ InterTV, no Orkut. Hoje é a vez da coluna Língua Ferina, na qual consiste em perguntas mais apimentadas aos jornalistas. O responsável por essa coluna é Pedro Folly, grande parceiro do InterTV Clube. Sabrina Oliveira foi quem estreou, em 10/02/09. Curtam!



InterTV Clube: POSSUIR UMA LÍNGUA FERINA NOS DIAS ATUAIS NÃO É PRA QUALQUER UM. PORTANTO A PERGUNTA É: CRITICAR O TRABALHO DO COLEGA SERIA FALTA DE ÉTICA OU EM SUA OPINIÃO TODA CRÍTICA, DESDE QUE CONSTRUTIVA, TEM DE SER FEITA E OUVIDA?
Sabrina Oliveira: A crítica é sempre importante, mas eu acho que mais importante que o conteúdo é a maneira com que abordamos o assunto com o colega. A pessoa precisa saber que está errando, mas não aos berros. Acho que conversar, ouvir a outra parte é sempre o melhor caminho. 


InterTV Clube: QUAL A MATÉRIA QUE VOCÊ MAIS DESTESTOU FAZER?
Sabrina Oliveira: Eu não gosto de matérias que envolvam riscos como tiroteios. Não tenho vergonha de dizer: eu tenho MUITO medo!!! rs
Também é chato fazer aquelas mesmas pautas todos os anos tipo... movimento de natal, movimento de compra de ovos de Páscoa... rsrsr mas não tem como fugir não!



InterTV Clube: QUANDO SEUS COLEGAS DE TRABALHO COMETEM UMA GAFE, QUAL É A SUA REAÇÃO?
Sabrina Oliveira: Eu caio na gargalhada! Sou como todos vocês... rsrs 
Rir dos erros é uma maneira de aprender também. É claro que depois a gente conversa sobre o que levou ao erro para que ele não se repita.

InterTV Clube: O POR QUÊ DA SUA PREFERÊNCIA EM ESTAR NA RUA FAZENDO REPORTAGENS DO QUE EM ESTÚDIO APRESENTANDO?
Sabrina Oliveira: Na verdade acho que o meu trabalho na rua rende mais. Eu gosto de estar perto das pessoas, ouvir suas histórias. As experiencias de rua são mais ricas, na minha opinião. Além disso, eu não sou muito vaidosa e no estúdio tenho impressão que só olham para o meu cabelo, para um espinha na testa, para a minha roupa... rsrs parece que ouvem menos o que estou falando. De qualquer forma, fazer estudio também é interessante. De vez em quando, eu gosto também!

InterTV Clube: QUAL É A SENSAÇÃO DE SER DUAS VEZES SEGUIDAS VENCEDORA DO PRÊMIO CAPIXABA DE JORNALISMO? ROLA ALGUMA INVEJA POR PARTE DE OUTROS PROFISSIONAIS?
Sabrina Oliveira: Ui... difícil... rsrs. Não sei se a palavra é inveja... rsrs
Mas rola um olhar diferente... rsrs
Eu fiquei feliz demais. O prêmio é grande reconhecimneto do meu trabalho no Espírito Santo. 

InterTV Clube: TRABALHAR NUMA CAPITAL VIOLENTA COMO O RIO DE JANEIRO É UM GRANDE DESAFIO, ONDE OS JORNALISTAS SÃO CONSIDERADOS CORRESPONDENTES DE GUERRA, SEM TREINAMENTO E EQUIPAMENTOS, COMO POR EXEMPLO, O PRÓPRIO COLETE A PROVA DE BALAS. QUAL É A SUA VISÃO SOBRE TAL SITUAÇÃO?
Sabrina Oliveira: Acho que os jornalistas de rua, que trabalham no Rio, deveriam passar por um treinamento especial. Além disso ter no mínimo um colete a prova de balas confiável. Como eu já disse: morro de medo de bala perdida!!! rsrsrs

InterTV Clube: QUAL FOI A PIOR CANTADA QUE VOCÊ OUVIU DENTRO DO AMBIENTE DE TRABALHO, OU MESMO POR PARTE DE ALGUM TELESPECTADOR?
Sabrina Oliveira: Hahahaha! Por enquanto não recebi nada ofensivo. No ES recebia muitas cartas, já ganhei flores, mas tudo no maior respeito. Gosto desse carinho! 

InterTV Clube: A PROFISSÃO EXIGE PACIÊNCIA E MUITO JOGO DE CINTURA, PRINCIPALMENTE PELO FATO DE HAVER RELAÇÃO HUMANA. QUAL É O SEGREDO OU A ARTIMANHA PARA NÃO EXPLODIR TODO O SEU ESTRESSE NAS PESSOAS AO REDOR?
Sabrina Oliveira: Eu tento manter a calma. Meu pai sempre fala " Se você se apavorar, você se afoga". Eu conto, pelo menos, até 10!!! As vezes até 100!!! rsrsrs
Tento não me apavorar para continuar a enxergar as soluções com clareza.
Mas tem vezes que dá vontade de matar um!!!!!!

Sabrina Oliveira

InterTV Clube: QUAL É A SUA VISÃO SOBRE OS PROFISSIONAIS DE JORNALISMO QUE ACHAM QUE A PROFISSÃO É GLAMOUR, FAMA E STATUS?
Sabrina Oliveira: Eu acho que essa pessoas vivem em um mundo que não existe. Não são jornalistas de verdade. Querem ser modelos, artistas... qualquer coisa menos jornalista. Repórter é peão mesmo. Enfrenta calor, chuva, gente mal humorada... tudo por uma boa matéria. Mas esse cenário de glamour dura pouco... logo a máscara cai! rsrs

InterTV Clube: O PIOR ENTREVISTADO É AQUELE QUE FALA DEMAIS OU AQUELE QUE QUER BANCAR O REPÓRTER RESPONDENDO AS PERGUNTAS OLHANDO PARA A CÂMERA?
Sabrina Oliveira: Eu ODEIO quem olha para câmera. Parece que eu não existo como repórter, me ignora. Parece que o cara não está me dando a mínima. Mas na verdade o pior mesmo é entrevistar quem não tem o que dizer... rsrsrs

InterTV Clube: UMA EMISSORA QUE NÃO CONCORDA COM A LINHA EDITORIAL DO JORNALISMO E QUE SEMPRE VÊ O TRABALHO DO JORNALISTA COMO INCOMPLETO, TEM ALGUMA CHANCE DE APRESENTAR CREDIBILIDADE E TER O RECONHECIMENTO DO TELESPECTADOR?
Sabrina Oliveira: Linha editorial é algo confuso. Uma coisa é básica, tentar trilhar o caminho da imparcialidade. O que é realmente notícia... é notícia em qualquer lugar. O jornalismo com credibilidade é algo sagrado. 

InterTV Clube: VOCÊ COMO JORNALISTA OUVE CONSTANTEMENTE DESABAFOS DE PESSOAS ATRAVÉS DE UMA SIMPLES ENTREVISTA. E A SABRINA OLIVEIRA, COM QUEM DESABAFA OS FATOS QUE A AFLIGEM?
Sabrina Oliveira: O meu amor, o Willian, é meu ouvinte. Quando estou feliz, quando tenho dúvidas, quando estou estressada, ele ouve tudo na maior paciência. E vice versa!! rsrsrs

InterTV Clube: QUAL E O SEU MAIOR MEDO AO FAZER UM LINK AO VIVO, NA RUA?
Sabrina Oliveira: Eu morro de medo de alguém me empurrar, de me dar um tapa... rsrs. Já vi isso acontecer. Depois de um fato assim a concentração vai embora!

InterTV Clube: COM A CHEGADA DO SINAL EM ALTA DEFINIÇÃO, ALGUNS JORNALISTAS JÁ SE PREOCUPAM COM SUA IMAGEM NO VÍDEO. VOCÊ POSSUI ALGUM RECEIO EM RELAÇÃO A ISSO?
Sabrina Oliveira: Claro! Sou mulher e não quero que todo mundo fique comentando as minhas imperfeições... rsrsrs. Mas uma nova e mais potente maquiagem vai surgir para nos salvar!!!!

InterTV Clube: O TELEJORNALISMO CRESCEU RAPIDAMENTE NOS ÚLTIMOS TEMPOS E COM ESSE CRESCIMENTO SURGIU A DISPUTA POR AUDIÊNCIA. NA SUA VISÃO O QUE É MAIS IMPORTANTE: O RANKING DE AUDIÊNCIA OU O RECONHECIMENTO DO TELESPECTADOR, RESULTANDO EM UM TELEJORNALISMO DE CREDIBILIDADE?
Sabrina Oliveira: Eu ainda sou sonhadora e respeito mais o telespectador. Mas o mundo atual vive de números, de lucros (até para pagar o meu salário) e não dá para ignorar a audiência. Jornalismo e área comercial tem que andar juntos, mas nunca emboladas... rsrs (como diz o Latino!!! rsrs)

InterTV Clube: O FATO DE VOCÊ SER COMPARADA COM A ATRIZ ISADORA RIBEIRO, A INCOMODA EM ALGUM ASPECTO?
Sabrina Oliveira: Hahaha, nem me acho parecida com ela. Acho que é só o bocão!!! Mas eu queria ter o corpão dela!!! De qualquer forma fico feliz, afinal ela é gata, né???
Ai... acabou. Eu estava com medo, hein, Pedro? Mas você foi bonzinho.
Adoro vocês e obrigada pelo carinho de sempre! Contem comigo!!!!

Um comentário:

Deixe seu comentário!