sábado, 27 de novembro de 2010

Papo de Jornalista com Ronan Tardin


Olá pessoal! Vamos começar a relembrar aqui no Blog algumas colunas da comunidade RJ InterTV, no Orkut. Começaremos com a coluna Papo de Jornalista. A primeira entrevista foi com o repórter Ronan Tardin, realizada em 22/01/09. Curtam!

InterTV Clube: Ronan Tardin, conte-nos, exatamente, por que você escolheu essa profissão. Que idade tinha? Inspirou-se em alguém?
Ronan Tardin: Então... Tudo começou com uma caminhada numa estrada escura e deserta na zona rural. Tinha sete anos, estava com a minha vó, sempre passava as férias com ela. Resolvi perguntar a ela qual era o maior sonho dela. Sabe o que ela respondeu? “Meu sonho era ser jornalista para rodar e conhecer o mundo!” Desde então isso nunca me saiu da cabeça... Hoje sou jornalista e realizo o sonho dela!

InterTV Clube: Onde foi seu primeiro trabalho? Quais foram as principais dificuldades?
Ronan Tardin: Meu primeiro trabalho como repórter foi na TV Alterosa em Juiz de Fora (Afiliada do SBT). A grande dificuldade foi exatamente começar... Fui locutor de rádio FM durante 15 anos. Adaptar a linguagem para a televisão foi muito difícil!

InterTV Clube: Por quais outras empresas passou? Quanto tempo ficou?
Ronan Tardin: Depois fui para a CNT no Rio de Janeiro, que tempos depois se transformou na já extinta JB TV. Fui chamado na sequência para cobrir férias como repórter de rede no Rio do Jornal do SBT (Carlos Nascimento). Meu contrato estava terminado quando recebi um convite do Luiz Veiga (Gerente de Jornalismo Inter TV) e aqui estou!
InterTV Clube: Sabemos que muitas vezes a profissão de jornalista leva os profissionais a terem uma "vida cigana", qual é o lado bom e o lado ruim disso?
Ronan Tardin: Conhecer pessoas e lugares. Ir do luxo ao lixo! Gosto de gente, de histórias e de viagens... O lado ruim é a falta de raízes. Viver sozinho quando tudo isso acaba e não ter uma vida social. Fica até difícil pra namorar... =0)

InterTV Clube: Quando chegou a InterTV, você foi repórter em Cabo Frio, depois foi para Campos, você gostou dessa mudança?
Ronan Tardin: Adorei... Pra mim Cabo Frio é uma cidade legal para visitar no fim de semana e olhe lá... Viver o dia a dia de lá definitivamente não dá pra mim!!! Campos é o maior município do interior do estado, aqui as coisas acontecem! Eu gosto de “tiro, porrada e bomba” e por aqui tem de sobra!!! Se é que vcs me entendem!!!



Ronan Tardin

InterTV Clube: Conte-nos como você encara o desafio de ser o repórter de rede no norte-fluminense. Como é saber que está ao vivo para todo Brasil nos telejornais da Rede Globo?
Ronan Tardin: Sempre trabalhei por esta oportunidade que me foi dada. Acho que foi graças ao meu empenho, ajuda dos meus colegas de trabalho e a aposta incondicional do meu chefe (Luiz Veiga). A responsabilidade é muuuito grande, mas aceito a condição. Também não acredito em matéria nacional sem um bom trabalho local, é isso que procuro fazer... O resto é consequência. Abri mão de muita coisa pra conseguir este pequeno espaço alcançado na rede, agora não quero abrir mão dele. Tenho a consciência que entrar é difícil, mas se manter ainda é mais difícil!!! O segredo e trabalhar, trabalhar e trabalhar! Agora... Dá um friiiio na barriga, isso dá!!! 
InterTV Clube: Existe algum momento que ficou marcado nesse tempo de profissão? Qual é sua meta nessa carreira? Tem algum sonho profissional que ainda não alcançou?
Ronan Tardin: Essas enchentes que atingiram o norte e o noroeste do estado me marcaram muito. Já perdi tudo que tinha em casa por três vezes, saí só com a roupa do corpo (minha família vive em Itaperuna). Sei muito bem o que essas pessoas passaram, me doeu muito... Ver gente sem ter o que comer, vestir, perder todos os móveis e a casa. Ter que recomeçar, sem ter como dá o primeiro passo, é difícil... Nunca vou esquecer essa experiência. A minha meta e fazer matéria pro JN e um dia quem sabe trabalhar na Globo. 
InterTV Clube: Dentro da emissora, qual de seus companheiros você acha que merece seu aplauso e por quê? Mas só vale um, sem fazer média.
Ronan Tardin:
Eu poderia aplaudir pelo menos uma dúzia... Mas como só vale um... Aplauuuusos para Cristiane Armond. Sou fã confesso dessa grande profissional. Aprendi e aprendo muito diariamente com ela.
InterTV Clube: Gostou de ter sido escolhido pelos telespectadores o melhor repórter de 2008?
Ronan Tardin: Fantástico... Foi o melhor reconhecimento da minha carreira! Eu sou funcionário de vcs, foi mais que um prêmio! Ainda mais ser escolhido entre tantos profissionais competentes que admiro!

InterTV Clube: Dê sua opinião sobre esse relacionamento estreito com os telespectadores através das comunidades do Orkut.
Ronan Tardin:
É muito bacana... Entro sempre que posso! Leio as críticas, elogios e sugestões com muito carinho. A forma que a comunidade é conduzida é no mínimo digna de parabéns... Vcs são incríveis! A Inter TV tem que valorizar, e muito, esse carinho espontâneo e gratuito!
Respondido???
Abrs
RT

2 comentários:

  1. Estaremos sempre aqui reverenciando o excelente trabalho de Ronan Tardin na InterTV! Parabéns a ele por ser, além de um grande profissional, um ser humano fantástico!

    ResponderExcluir
  2. conheci o ronan quando ainda era locutor eu adorava ele e agora adoro mais ainda,hoje sou locutora e sonho em ser jornalista um dia m espelho no ronan que é maravilhoso...parabens ronan td d bm bjus amanda vargas varre sai rj

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!